IDOSOS - OS NOVOS CONSUMIDORES

Uma pesquisa aponta novos perfis para os maiores "gastadores" no comércio. Mulheres e idosos fazem parte desta pesquisa e lideram o novo perfil dos consumidores

Uma pesquisa aponta novos perfis para os maiores "gastadores" no comércio. Esses grandes clientes, além de movimentar a economia, exigem cada vez mais qualidade nos produtos e serviços. Mulheres e idosos fazem parte desta pesquisa e lideram o novo perfil dos consumidores. Em tempos de crise as empresas estão de olho nos novos consumidores brasileiros. Além de movimentar a economia, eles são estão exigindo mais. Cabe ao empresário entender o quer o seu cliente.

A empresária Zigomar Lázaro Ricardi faz parte da terceira idade moderna. Ele gosta de viagens, pescarias, de namorar. É o perfil do novo consumidor brasileiro com mais de 60 anos de idade. Embora os idosos despertem o interesse das empresas, existe outra categoria especial, exigente e consumista. As mulheres estão entre os alvos prediletos do comércio.

O mercado consumidor vive um momento de muitas mudanças. O poder de compra dos brasileiros aumentou com a ascensão da nova classe média. Tem espaço para vender de tudo, dos produtos populares, aos artigos de luxo. Vai se dar bem o empresário que souber entender o que quer, afinal, o seu consumidor. Para o economista Marcos Nascimento, conquistar os novos consumidores não é tarefa fácil, mais do que nunca, o momento é de usar a criatividade.