TERCEIRA IDADE NO BRASIL, UM MERCADO EM EXPANSÃO

TERCEIRA IDADE NO BRASIL, UM MERCADO EM EXPANSÃO: OPORTUNIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA

Pesquisas apontam um crescimento da população de terceira idade no Brasil. Dessa forma, cria-se oportunidade de novos negócios e crescimento de vendas de produtos e serviços para o público sênior.

O mercado brasileiro não tem dado o devido foco a este público que vem crescendo ano a ano e que está passando de minoria a um grupo bastante significativo, a ponto do IBGE estar projetando a quase inversão da pirâmide populacional em 2050. Para conseguir uma fatia desse mercado promissor, é necessário que as empresas adéqüem, ou desenvolvam, estratégias conforme demandas e desejos desse público-alvo. Com isso, o artigo busca de forma exploratória, através da análise de segmentação mercadológica, salientar este mercado consumidor, descrevendo seu perfil, necessidades, atitudes e crescimento, de maneira que proporcione as empresas o conhecimento deste público e as possíveis oportunidades a fim de desenvolverem estratégias específicas para esse mercado, uma vez que, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas acabam procurando produtos e serviços específicos que ofereçam maior conforto para essa fase da vida. Trata-se, efetivamente, de um mercado muito promissor cujo crescimento é tendência para o futuro.

Pesquisas apontam um crescimento da população de terceira idade no Brasil. Dessa forma, cria-se oportunidade de novos negócios e crescimento de vendas de produtos e serviços para o público sênior. O mercado brasileiro não tem dado o devido foco a este público que vem crescendo ano a ano e que está passando de minoria a um grupo bastante significativo, a ponto do IBGE estar projetando a quase inversão da pirâmide populacional em 2050. Para conseguir uma fatia desse mercado promissor, é necessário que as empresas adéqüem, ou desenvolvam, estratégias conforme demandas e desejos desse público-alvo. Com isso, o artigo busca de forma exploratória, através da análise de segmentação mercadológica, salientar este mercado consumidor, descrevendo seu perfil, necessidades, atitudes e crescimento, de maneira que proporcione as empresas o conhecimento deste público e as possíveis oportunidades a fim de desenvolverem estratégias específicas para esse mercado, uma vez que, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas acabam procurando produtos e serviços específicos que ofereçam maior conforto para essa fase da vida. Trata-se, efetivamente, de um mercado muito promissor cujo crescimento é tendência para o futuro.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/terceira-idade-no-brasil-um-mercado-em-expansao-oportunidades-de-novos-negocios-atraves-de-uma-analise-mercadologica/2810/