PROJETO FOTOGRAFICO RETRATA PESSOAS COM MAIS DE 100 ANOS E SUAS HISTORIAS


Estas são Inez Harries e Venice Shaw, irmãs gêmeas de 101 anos, que saíram em encontros juntas durante a adolescência, trabalharam no mesmo lugar como adultas e fizeram férias juntas com seus maridos. E você pergunta: “qual a probabilidade de viverem as duas até esta idade?”. O Guiness World Records responde – 1 em 700 milhões.

Neta de centenária, Sally Peterson é dona do projeto fotográfico que retrata pessoas com 100 anos de idade (pra mais!) e suas histórias de vida. Cada uma é mais interessante que a outra: tem até uma dupla de gêmeas de 101 anos que ainda fazem coisas juntas! Conheça mais

Foi quando fotografava sua avó de 101 anos, em uma casa de repouso, que Sally Peterson deu início a esta maravilhosa série. Percorrendo boa parte da América e alguns lugares mais remotos ao redor do mundo, a fotógrafa se propôs captar pessoas centenárias. Pelo caminho, encontrou histórias incríveis.

“É como uma celebração”, diz Peterson. Chegar a uma idade tão longínqua é realmente motivo de festa, mas a fotógrafa captou pessoas nos mais variados estados de saúde – enquanto alguns estavam acamados, outros tinham vidas ativas (um dos homens subiu até a uma árvore).

Mas se você espera uma receita mágica para tamanha longevidade, pode esquecer. As pessoas com quem a fotógrafa cruzou tinham teorias contraditórias – umas falavam que não beber e nem fumar era uma das soluções, outras afirmavam ter feito isso a vida inteira. O objetivo final de Peterson é chegar às 100 fotos. Por enquanto, ela está se saindo muito bem – veja só:


A pessoa que deu origem ao projeto:  Cecil, a avó da fotógrafa, tem 101 anos e vive em East Bay, Califórnia.

O mais velho do grupo, vive em Sacramento, Califórnia, e tem 112 anos.

No sentido oposto, junto com um mexicano, é a caçula do grupo. Tem exatamente 100 anos esta senhora que vive em Idaho, também nos Estados Unidos
Yucatán, México, e um casal rei da longevidade. Ele 108 anos, ela 102. Estão casados há 88 anos! Vivem do que a terra tem para oferecer (e que eles produzem) e dormem em redes – não é por isso que deixam de estar numa forma física incrível.

107 anos, Minden, Louisiana

 
101 anos, Burbank, Califórnia

100 anos, Yucatán, México – aí está o homem que, durante o tempo em que a fotógrafa lá esteve, subiu em uma árvore para cortar galhos.
 
101 anos, Beverly Hills, Califórnia

101 anos, Popola, México
O projeto já dura anos e ainda continua. A fotógrafa foi atrás dos centenários mais midiáticos por uma questão de facilidade (alguns deles saíram na mídia e ela já sabia que seria mais fácil fotografar), mas a partir de agora, pra atingir a meta dos 100 retratos, ela precisa encontrar pessoas deste grupo bem especial – se você tem algum centenário na sua vida, fale com Sally Peterson, por aqui.

todas as imagens @ Sally Peterson

(Está lembrando de outra série bem parecida publicada aqui no Hypeness, mas onde todas as pessoas centenárias sorriam felizes para a câmera? Relembre aqui.)

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2013/06/projeto-fotografico-retrata-pessoas-com-mais-de-100-anos-de-idade-e-suas-historias/