USP OFERECE MAIS DE 4 MIL VAGAS EM CURSOS PARA A TERCEIRA IDADE

Cursos nas áreas de engenharia, artes e saúde estão entre as atividades gratuitas oferecidas pelo programa Universidade Aberta à Terceira Idade no segundo semestre

São Paulo, 18 de julho de 2013 – A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP acaba de lançar o novo catálogo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que traz informações sobre as atividades oferecidas pela Universidade de São Paulo à terceira idade no segundo semestre de 2013.


Os idosos podem participar de disciplinas dos cursos de graduação e de atividades físicas e culturais que acontecem nos campi da USP nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. O catálogo está disponível para download gratuito no site: www.prceu.usp.br.

A publicação traz a relação completa dos cursos que serão oferecidos, bem como informações sobre o número de vagas, a existência de pré-requisitos e instruções para inscrição. Neste segundo semestre, o programa disponibiliza um total de 4.488 vagas em 480 atividades para a terceira idade, número 30% maior do que no primeiro semestre deste ano, 322. História da Arte, Música Popular Brasileira, Literatura Japonesa, Princípios de Administração, Economia, Introdução à Astronomia, Noções de Estatística e Educação Física na Terceira Idade são alguns exemplos de disciplinas que os idosos poderão cursar junto com os alunos de graduação da USP. Para esses cursos, as inscrições têm início no dia 29 de julho e seguem até o dia 9 de agosto.

Há ainda atividades específicas voltadas para a terceira idade: por exemplo, em São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP promove durante todo o semestre um ciclo de palestras sobre cuidados com a saúde e envelhecimento; financiamento bancário para idosos e previdência são alguns dos temas em debate na Faculdade de Economia e Administração. No interior do estado, os idosos podem participar de oficinas de artesanato, pintura e dança em Bauru; cursos de inglês, dança e informática em Lorena; noções de direito, vôlei e ioga em Ribeirão Preto e aulas de canto, viola caipira, artes marciais e ginástica laboral em Pirassununga.

Tendo escolhido o curso, é importante que o idoso siga as informações de data, horário e local de inscrição em que é oferecida a atividade, pois as vagas são limitadas. As atividades são todas gratuitas e para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências das disciplinas. Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Em 20 anos de Universidade Aberta à Terceira Idade, mais de 100 mil alunos já passaram pela Universidade de São Paulo. O objetivo é promover conhecimento nas áreas de interesse dos idosos e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações. Os interessados em participar do programa devem fazer download do catálogo no site: http://www.prceu.usp.br. Os idosos também podem retirar um exemplar da publicação, gratuitamente, a partir do dia 29 de julho em um dos seguintes locais:

São Paulo – Campus da Capital

Centro de Informações da USP, Praça Professor Reinaldo Porchat, 110, Cidade Universitária, Butantã (próximo à Portaria 1) | telefone: (11) 3091-3121

São Paulo – USP Leste

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão, Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo | telefone: (11) 3091-1016

Bauru

Centro Cultural do Campus USP de Bauru, Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária | telefone: (14) 3235-8394

Lorena

Escola de Engenharia de Lorena, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx)

Estrada Municipal do Campinho, s/n, Campinho | telefone: (12) 3159-5151

Piracicaba

Prefeitura do Campus USP, Divisão de Atendimento à Comunidade, Avenida Pádua Dias, 11

Agronomia | telefone: (19) 3429-4161

Pirassununga


Prefeitura do Campus USP, Seção de Atividades Culturais, Avenida Duque de

Caxias Norte, 225, Jardim Elite | telefone: (19) 3565-4103

Ribeirão Preto

Centro de Visitantes, Seção de Atividades Culturais, Av. Bandeirantes, 3.900 - Bairro Monte Alegre| (16) 3602-3510

São Carlos

Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER), Avenida Trabalhador

São-Carlense, 400, Centro | (16) 3373-9107

Informações sobre o programa Universidade Aberta à Terceira Idade pelo telefone (11) 3091-9183 ou pelo e-mail: usp3idad@usp.br.

Informações para a imprensa com Verônica Cristo, do Serviço de Produção Editorial da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, pelo telefone (11) 3091-3250 ou pelo e-mail veronica.cristo@usp.br.