CANÇAO ESCRITA POR VIUVO DE 96 ANOS VIRA HIT NO YOUTUBE E NA BILLBOARD

Fred Stobaugh escreveu ‘Oh Sweet Lorraine’ após a morte da mulher

Quando Fred Stobaugh viu que um estúdio em sua cidade estava promovendo um concurso de cantores e compositores, resolveu participar. Stobaugh, de 96 anos, havia escrito uma canção para a esposa, que havia morrido semanas antes, pouco antes dos dois completarem 73 anos de casados. O concurso pedia que os participantes enviassem as músicas pelo YouTube, mas Fred preferiu um meio com o qual tinha mais familiariadade: mandou por carta com a letra de "Oh Sweet Lorraine".

"O que tornou a inscrição de Fred tão especial para nós foi o fato de que era um concurso online. As pessoas deveriam publicar seus vídeos. Mas, em vez de um vídeo, recebemos um grande envelope pardo”, explica Jacob Colgan, do estúdio Green Shoe, num curta documentário sobre o caso que já ultrapassou dois milhões de visualizações. “Fiquei curioso para saber o que era e no fim tratava-se de uma carta de um senhor de 96 anos dizendo, ‘escrevi uma canção para a minha esposa’.”


Na carta, Stobaugh avisava: “não sou cantor, se eu cantasse, assustaria as pessoas haha”. Emocionado com a história, Colgan decidiu ele mesmo gravar a canção. “Ela era a menina mais bonita que eu já tinha visto. Com um jeito tímido, me apaixonei no mesmo instante”, fala Stobaugh sobre o primeiro encontro com Lorraine, em 1938. Os dois namoraram por dois anos antes de se casarem.

A faixa se tornou um sucesso viral e entrou para o Top 10 do iTunes nos EUA, ao lado de Katy Perry e Lady Gaga. Segundo a Billboard, já foram vendidas seis mil cópias da música, o que a coloca em número 49 na parada de vendas digitais. A canção também entrou na parada de sucesso do iTunes na Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Suíca.

Além do documentário, há também um vídeo que traz apenas o trecho em que a canção pronta é apresentada pela primeira vez a Stobaugh. Emocionado, ele segura o choro e agradece aos produtores: “Ficou maravilhoso! Ficou maravilhoso!”.

http://oglobo.globo.com/cultura/cancao-escrita-por-viuvo-de-96-anos-vira-hit-no-youtube-na-billboard-9759006