LANÇAMENTO DO LIVRO "OS SEGREDOS E A ARTE DE COSTURAR", DA ESTILISTA ROSA MELO (97anos)

A estilista Rosa Melo, hoje com 97 anos, lança livro com ensinamentos
de alta costura e croquis feitos a mão.

Contemporânea de Clodovil e Dener, produziu centenas de vestidos deslumbrantes, em 40 anos


Rosa Melo, requisitada modista nas décadas de 1950 a 1980, lança o livro “Os segredos e a arte de costurar”, com dicas de modelagem e croquis feitos pela autora especialmente para a edição

Aos 97 anos, Rosa Melo resolveu registrar em livro a arte de seu ofício, a alta costura. Com lançamento marcado para o dia 28 de agosto, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, a estilista portuguesa revela seus conhecimentos de corte e costura trazidos na bagagem ao aportar no Brasil, ainda muito jovem.

Dona de prodigiosa memória, Rosa lembra-se com riqueza de detalhes das histórias das clientes que vinham ao seu atelier, localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, em busca do corte perfeito “Muitas traziam tecidos finos da Europa. Era um trabalho de responsabilidade pois não poderia errar no corte”, diverte-se a autora que só parou de costurar aos 80 anos.


Na publicação, D. Rosa, como é hoje carinhosamente chamada, dá dicas de como confeccionar desde peças simples como vestidos, calças e camisas, até os mais elaborados modelos de manteaux, tailleur e liseuse (casaquinho acima da cintura, usado sobre a camisola para dormir). Com 192 páginas, o livro é dividido em seis capítulos, separados por categorias: blusas e seus esquemas; a arte de montar mangas; vestidos elegantes e fáceis de executar; saias que vestem bem e tailleur, manteaux e casacos. Ao final, dá dicas preciosas de como costurar roupas infantis, tirar medidas masculinas, além dos princípios para fazer chapéus e até gravatas.

Os desenhos, feitos pela artista no ano passado especialmente para a publicação, mostram modelos de roupas e croquis ensinando como tirar medidas e aproveitar melhor o tecido. “Como não tenho fotos dos vestidos que fiz, fui me lembrando dos modelos para poder registrar no livro”, conta. As ilustrações revelam peças clássicas, com um toque contemporâneo, demonstrando que além das mãos firmes e habilidosas, a modista está atenta às nuances da moda.

“Mexer com linhas, tecidos e diferentes texturas permite à costureira trabalhar com seu poder de transformação e descobrir novas formas para trazer elegância aos clientes. Não existe nada mais gratificante para um profissional da costura que ver seus modelos exibidos por quem valoriza o bem vestir”, escreve D. Rosa, logo no prefácio.

Contemporânea de estilistas como Dener, Clodovil, Madame Rosita, Ugo Castellana, entre outros, confeccionou artesanalmente centenas de deslumbrantes vestidos para debutantes e eventos sociais. Com estilo low profile, atendeu e vestiu senhoras abastadas da sociedade paulistana, principalmente a exigente clientela estrangeira, acostumada com o requinte das roupas sob medida. Rosa Mello faz neste livro um resgate minucioso de como fazer e criar peças únicas.

A exemplo de diversos estilistas que recentemente adotaram a costura sob medida como forma de redimensionar os negócios, D. Rosa ensina às novas gerações os segredos do rico universo da moda.

Sobre a autora:

Rosa Cabral de Melo nasceu nos Açores, Ilha de São Miguel, na localidade denominada Lomba do Loução, Portugal. Lá, aprendeu a costurar com um renomado alfaite. Chegou ao Brasil aos 23 anos, casada e com o primeiro filho, Octávio, de apenas dois meses. No Brasil teve os filhos Weber e Odette, colaboradora na organização deste livro. Teve percalços, separou-se do marido ao descobrir que tinha outra família e corajosamente usou a arte de costurar como forma de crescer e criar os filhos. Modelista bem-sucedida em sua época, hoje dedica-se à cerâmica de alta temperatura e faiança. Aprendeu a trabalhar com computador para redigir os textos. Este ano completa 98 anos e já pensa na produção do próximo livro.

Serviço:

Lançamento do livro: “Os segredos e a arte de costurar” - Autora: Rosa Melo
Quando: 28 de agosto, às 18h30
Onde: Livraria da Vila –Shopping Pátio Higienópolis
Organização: Rosa Melo e Odette Vieira
Coordenação: Anne Greiber
Projeto gráfico: Ana Luiza Vilela
Preparação de texto: Carla Leirner
Fotografias: Alberto Rocha

Informações à imprensa:
Maria Luiza Castelo Branco
Comunicação & Cultura
Tel.: (11) 9 9334-8705/ 3873-7517