MARY, A VOVÓ BATERISTA COM 63 ANOS

Vovó Baterista é o apelido dado a Maria Hvizda, um percussionista de 63 anos de idade, que ficou famosa na internet depois que um clipe de vídeo com seu desempenho na bateria foi postado no YouTube em julho de 2013.

Em 18 de julho de 2013, uma loja americana de instrumentos musicais enviou um vídeo intitulado "Vovó Baterista" de uma mulher então desconhecida fazendo um solo instrumental em sua loja em La Crosse, Wisconsin. O vídeo recebeu 100 mil visitas nas primeiras 24 horas do upload e mais de 3,4 milhões de visualizações em sua primeira semana.



Durante todo o dia, o clipe rapidamente se espalhou pelo circuito notícia virais incluindo o Huffington Post e outros. Em 20 de julho, os funcionários da loja foram entrevistados por La Crosse Tribune, durante o qual eles revelaram o nome do baterista, como Maria e que ela tinha vindo só uma vez na loja.



Identidade revelada

No dia 21 de julho, o La Crosse Tribune identificou a mulher no vídeo como Mary Hvizda de Onalaska, Wisconsin de 63 anos. Ela havia tido conhecimento do vídeo antes de se ver na primeira página, enquanto entregava jornais. Embora ela não seja realmente uma avó, ela disse à Tribuna que ela queria se tornar uma música famosa desde que ela começou a tocar bateria aos 16 anos de idade. Ela tocou em várias bandas locais, mais notadamente como baterista da Chantells, até que ela vendeu seu kit de bateria em 1990, quando ela parou de tocar em troca de um trabalho diferente.

Pouco depois de La Crosse Tribune publicar o artigo de perfil, a tal loja anunciou que eles iriam presenteá-lá com um conjunto de bateria eletrônica para que ela pudesse praticar em casa sem incomodar seus vizinhos. Ao longo da semana, entrevistas adicionais com Hvizda foram destaque em lojas nacionais de notícias como a CNN a ABC News e NPR. Em 24 de julho, foi noticiado que ela havia sido convidada para aparecer no Late Show with David Letterman, o Steve Harvey Show e Ellen, mas não sabiam se ela não aceitaria. Como ela disse a um repórter ela está preparada para uma pausa em falar com as pessoas para poder tirar um cochilo.