ESCOLHA SEU O DESTINO

Este é seu melhor momento! Viver totalmente no presente pode modificar seu futuro


Não há quem não se preocupe com o futuro: como estarei amanhã? E no mês que vem? Como será o próximo ano? O que farei quando ficar “velha”?

O que pouca gente sabe é que vivenciar o momento presente é a melhor maneira de garantir um futuro feliz. Estar aqui agora significa estar consciente e participar de forma ativa de todas as experiências que acontecem ao longo das 24 horas do dia.

Temos em média, diariamente, cerca de 60.000 pensamentos, sendo que 95% deles são recorrentes. Isto equivale a dizer que já pensamos neles antes e que são uma repetição dos pensamentos de ontem e de anteontem. São ações ou situações passadas das quais estamos nos recordando ou então, expectativas, esperanças, ansiedades e preocupações com relação ao futuro. Parte destes pensamentos dizem respeito a nós mesmos, mas a maioria envolve coisas e pessoas com as quais estamos ligados: família, trabalho, amigos, inimigos, frustrações, desejos e realizações.

Enquanto mantemos nossa mente ocupada de forma tão intensa, a vida vai passando e nos acostumamos a fazer tudo no automático: levantar da cama, tomar banho, engolir o café, dirigir no transito, participar de reuniões, cuidar das crianças, almoçar, jantar, assistir a novela e até mesmo aquele sexo básico antes de pegar no sono.

Mas onde eu estava mesmo? Ah, sim, no automático. Não sei onde eu estava com a cabeça... Enquanto a mente tenta conciliar os conflitos internos e externos, o tempo voa. O dia passa e a gente nem sente. Assim o amanhã é realmente um grande motivo de insegurança e preocupação, pois não temos a menor consciência ou controle do que fizemos hoje.

Difícil se manter no presente, aqui e agora, com a quantidade de problemas que temos para resolver. São tantos e tão variados que nos absorvem totalmente. Mas a solução do problema está fora do problema e não dentro dele. Nossa mente amplifica e aumenta tudo o que focamos e colocamos atenção. Esta informação é importante, principalmente se nosso interesse maior é ter uma resposta criativa para a dificuldade do momento. Pergunte sempre: quando isto acontecerá? Será que vai mesmo acontecer? E se acontecer, com certeza não será neste segundo, o que nos dá tempo para encontrar uma solução. Pense comigo: neste exato segundo, e só agora, no relógio, você tem realmente algum problema? Pode ser que venha a ter daqui a um minuto, uma hora, um dia, um mês, mas agora de imediato não. Até porque agora você está lendo este artigo e sua atenção está voltada para ele.

Experimente: vamos desligar o automático, é simples e dá muito prazer. Respire fundo 3 vezes bem devagar, sentindo sua respiração e colocando toda a sua atenção nela. Sinta seu corpo, todo ele. Preste atenção ao ambiente e aos objetos a seu redor. Tente focar toda a sua atenção para este exato instante: o passado já foi e o futuro ainda não é. Aqui, agora, neste exato segundo você é feliz: o que dói está lá trás e o que preocupa lá na frente. Aqui, agora, é só felicidade. Permita-se! Sinta!

Celebrar o momento presente!

Só o fato de poder respirar e estar vivo já é maravilhoso! Se pensar bem, seus maiores medos e temores jamais se realizaram de fato. Lembre-se: a mente amplifica e aumenta tudo em que colocamos atenção. Contabilizar dificuldades só traz mais dificuldades. Comece a fazer um inventário de tudo de bom que existe à sua volta. Repare nas coisas simples que dão imenso prazer: um beijo, um carinho, um bom banho quente, deitar e descansar, olhar o mar, a lua, as estrelas... e até mesmo a satisfação de terminar um trabalho difícil ou desagradável que estava pendente.

Sair do automático nos permite acompanhar cada ação que realizamos e ter prazer com elas. Estar consciente possibilita estar no comando de cada movimento realizado. Esta consciência muda a relação tempo-espaço. O dia passa mas temos pleno controle de nosso tempo. E conseguimos realizar mais do que está na agenda, com muito mais prazer!

Celebrar as pequenas coisas da vida, e o prazer que elas nos proporcionam, abre caminho para grandes realizações e para ter nossos maiores sonhos e desejos realizados. Lembre-se mais uma vez: a mente amplifica e aumenta tudo em que colocamos nossa atenção. Por que não dedicar mais tempo pensando em tudo de que gostamos e que nos dá satisfação, em vez de remoer problemas? Comemore o momento presente: afinal você está aqui agora! E veja seu futuro se abrir!

*Carmen Castillo é formada em Economia pelo Mackenzie, com especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Há cerca de vinte anos pesquisa e estuda a relação entre sincronicidade, pensamento positivo e sua influência na formação da realidade. Atualmente está escrevendo o livro: “Escolha seu Destino”, onde reúne e sintetiza o resultado deste trabalho. E-mail: carmen@castillo.com.br