A ATUAÇÃO DA TERCEIRA IDADE NO FRANCHISING

Um levantamento feito pelo Global Entrepreneurship Monitor mostra que 74% dos empresários acima de 55 anos empreendem por oportunidade, e não por necessidade

Os profissionais da terceira ainda têm muito a contribuir no meio empresarial com a experiência que adquiriram ao longo de uma vida. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho no Brasil. A globalização e a evolução tecnológica têm possibilitado a essas pessoas constante capacitação e o encorajamento para se lançarem no empreendedorismo. O franchising entra nesse cenário como uma alternativa segura e viável para quem planeja abrir seu empreendimento com maior possibilidade de sobrevivência.

A experiência profissional acumulada ao longo de anos certamente é uma ferramenta que ajuda esse franqueado no gerenciamento de sua franquia. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, 74% dos empresários acima de 55 anos empreendem por oportunidade e não por necessidade. Com isso, temos empresários mais conscientes de suas obrigações com o empreendimento, o que resulta em franquias mais sólidas, com maior chance de sucesso.

O empreendedor da terceira idade, em geral, investe com foco em realização pessoal. Ele entende que passou uma vida inteira idealizando um sonho e economizando para realizá-lo, e que é chegada a hora de colocá-lo em prática. De acordo com o Sebrae, 36% dos empresários com idade entre 55 e 64 anos investem em negócios de alojamento, varejo, mercado imobiliário e alimentação. Apesar de ser uma fase madura da vida, o gosto não pode ser o único fator na escolha por uma franquia. No franchising, a escolha de uma marca para operar demanda muita pesquisa, planejamento, identificação de perfil, entre outros fatores indispensáveis.

Portanto, o franqueado deve fazer uso de sua maturidade e escolher a franquia certa após identificar esses pontos e se certificar de que está fechando o melhor negócio. Uma franquia depende de regras, e são justamente essas normas que permitem que o modelo de negócio seja repassado. O franqueado da terceira idade não pode deixar sua bagagem profissional se sobrepor aos padrões da franquia. Ambas experiências devem dialogar entre si e se somarem. O ideal é que os conhecimentos contribuam para o fortalecimento do negócio.

Os fatores positivos do franchising e do profissional da terceira idade potencializam as chances dessa união dar certo. A maturidade e a sabedoria desse profissional são complementadas pelo menor risco de fracasso de uma franquia, que é um modelo testado e aprovado pelo mercado, se comparado com um negócio iniciado do zero. Outro ponto positivo é a facilidade desses profissionais na gestão de pessoas no ponto de venda. O gerenciamento de pessoal é um dos importantes papéis dos franqueados, e a terceira idade o desempenha com maior desenvoltura.

Na outra ponta do empreendimento, os franqueadores veem com bons olhos a gestão de franqueados maduros e que sabem gerir seu pessoal. Normalmente o franqueador almeja operadores aptos a gerenciar sua marca com planejamento, responsabilidade, liderança e sabedoria. Essas características, em geral, são encontradas nos franqueados da terceira idade que naturalmente já superaram várias dificuldades ao longo de sua carreira e adquiriram essas características.

O franqueado da terceira idade está extremamente motivado ao iniciar uma nova atividade profissional, mesmo que seja em sua área, porque dessa vez é um negócio próprio. A vontade de empreender aliada à experiência profissional, maturidade e planejamento são características muito bem-vindas no franchising. O trabalho com dedicação e o respeito tanto pelo que se faz quanto pela rede traçam um caminho favorável para o sucesso na franquia escolhida. A soma de conhecimentos contribui para o crescimento do franchising em geral.

Lucien Newton é especialista em franquias e diretor da Anewton Franchising

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-atuacao-da-terceira-idade-no-franchising/105528/

Veja mais:




OS BILHÕES DA MELHOR IDADE


UNIVERSIDADE TERCEIRA IDADE


CURSO DE INFORMÁTICA ONLINE