CURSOS ONLINE VOLTADOS PARA TERCEIRA IDADE


Cada vez mais idosos se interessam por tecnologia. Os usuários de internet com mais de 65 anos já são mais de 523 milhões em todo mundo. Até 2050 devem chegar a 1,5 bilhão.


A Universidade Terceira Idade saiu na frente ao formar parceira com o IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância ao oferecer diversos cursos voltados para a formação dos profissionais ligados a área de saúde para a terceira idade, como o curso de Cuidador de Idosos e o o curso de Atividade Física e Envelhecimento



Mas outros cursos da Universidade Terceira Idade despertam o interesse das pessoas com mais de 50 anos. Idiomas, jardinagem, introdução a computação e administração estão entre os mais procurados pelo público mais maduro. Um exemplo é a dona Walkyria Mauricio, de 73 anos, que estudou italiano e iniciará o de espanhol em breve.

“Os cursos são simples e objetivos, encheram meus dias com ensinamentos bem interessantes. Farei espanhol agora, mas já estou pensando no próximo”, afirma empolgada dona Walkyria.

Cursos de Ensino a Distancia (EADs) tiveram um aumento de mais de 11% de alunos da terceira idade em 2014, sendo esperado para esse ano um crescimento de mais de 15%.

“Esse público não demonstra qualquer resistência ao computador ou a linguagem virtual! Ao contrário, os alunos da terceira idade são curiosos, interessados, apresentam ótimo desempenho e, muitas vezes, fazem 2 ou mais cursos. Já estamos elaborando outros programas para esse nicho”, diz Marcelo Veiga, sócio-fundador da Universidade Terceira Idade e da Revista Terceira Idade.

Sobre a Universidade Terceira Idade

A Universidade Terceira Idade veio complementar uma tendência demonstrada pelo mercado educacional quando começou a suprir este segmento da sociedade com universidades e faculdades chamadas abertas para a terceira idade. O sucesso tem sido grande mas existe a barreira da locomoção para o idoso e na medida que eles esta se saindo muito bem no mundo digital, a criaçao de uma universidade online exclusiva para eles se justificou tem sido um sucesso desde seu lançamento.

Os cursos sao todos reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC, e classificados como “livres”, ou seja, dispensam processos seletivos ou qualquer pré-requisito. O aluno tem liberdade para montar suas aulas com mais ou menos atividades. A carga horária pode variar entre 10 e 120 horas. Hoje a Universidade Terceria Idade em parceria com o IPED, conta com mais de 1000 cursos a distância em 50 áreas, devendo chegar até dezembro a 1300 cursos. 

A Universidade este em vias de fechar parceria com outro grande instituto de ensino a distancia e a grade de aulas deverá ultrapassar os 3000 cursos em mais de 100 áreas diferentes do saber. O crescimento médio dos cursos a distancia é de 30% ao ano. A área que mais cresce é a de cursos tipicamente profissionalizantes, seguida da de saúde e bem-estar

Outro grande beneficio do Ensino a Distancia da Universidade da Terceira Idade sao a possibilidade de se fazer muitos novos amigos, algo extremamente salutar principalmente para idosos que vivam sós. A aulas online permitem a participaçao conjunta dos alunos em foruns e salas de bate papo que envolvem os temas da aula, facilitando assim o inicio de muitos relacionamentos. 

Universidade Terceira Idade
Marcelo Veiga


  
(Universidade Terceira Idade)






CURSO ONLINE DE ESTÉTICA E BELEZA
(Universidade Terceira Idade)