PERSONAL TRAINER "ROBO" FAZ SUCESSO COM A TERCEIRA IDADE

‘Robocoach’ ensina 15 exercícios para os braços
O androide “RoboCop” ficou eternizado no imaginário das pessoas desde o lançamento do filme de ficção científica em 1987, mas em Cingapura quase 30 anos depois outro robô tem roubado a cena.

É o caso do “Robocoach”, um autômato “contratado” pelo governo para ser personal trainer dos idosos que vivem na cidade-estado.

Com braços de metal e uma tela no lugar do rosto, o robô instrui seus alunos na prática de exercícios físicos para que tenham um envelhecimento saudável. A máquina será colocada em cinco Centros de Atividades de Idosos e caso seja um sucesso poderá se espalhar pelo local.

O robô orienta os idosos na prática de 15 tipos de exercícios relacionados aos braços, além disso, ele é capaz de reconhecer a voz humana e determinar o início da rotina de exercícios. Em aulas em grupo, Robocoach diminui o ritmo das instruções para garantir que nenhum aluno fique perdido. Segundo a empresa que desenvolveu a máquina, Robocoach é uma mulher, tem rosto rosado, olhos azuis e dois dentes.

“O projeto tem sido eficaz em engajar os idosos a fazerem suas rotinas de exercícios corretamente. O feedback tem sido muito positivo”, afirmou a Infocomm Development Authority, órgão responsável por apoiar a indústria tecnológica do país, ao jornal britânico “The Guardian”.

A implementação dos robôs em centros de idosos é uma maneira de contribuir com a saúde da população idosa da cidade-estado, que tem o terceiro envelhecimento populacional mais rápido do mundo.

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/personal-trainer-robo-da-aulas-idosos-em-cingapura-17770338

Veja também:



CURSOS ONLINE DE INFORMATICA
Universidade Terceira Idade






OS BILHÕES DA MELHOR IDADE
Revista Terceira Idade





CURSOS ONLINE DE ESTÉTICA E BELEZA

Universidade Terceira Idade






UNIVERSIDADE TERCEIRA IDADE
Eu faço!